Recomenda-se o uso de senhas fortes e únicas para cada conta, além do uso de gerenciadores de senhas confiáveis, educar os usuários sobre a importância de não compartilhar senhas.
Relate imediatamente qualquer atividade suspeita para a equipe de TI, para que haja investigação e ação imediata.
Nestes casos recomenda-se usar uma VPN (Rede Virtual Privada) para proteger os dados de possíveis interceptações.
Geralmente o phishing infecta através de solicitação de informações pessoais por e-mail vindo de link desconhecido, por isso, antes de abrir e-mail deve-se verificar a procedência do remetente antes de clicar, outra recomendação é manter o treinamento dos usuários por profissionais capacitados.
Recomenda-se o uso de senhas ou autenticação biométrica nos dispositivos móveis e a instalação de aplicativos apenas de fontes confiáveis, além de garantir que os dispositivos estejam sempre atualizados com as últimas correções de segurança.
Na prevenção de software malicioso, recomenda-se a instalação de antivírus e antimalware em todos os dispositivos, além de evitar os downloads de programas ou arquivos de fontes não confiáveis.
Geralmente os ambientes corporativos tem sempre uma equipe de TI que irá orientar os colaboradores das políticas de segurança adotada, isso pode variar de empresa para empresa.
Os dispositivos USB, tais como PEN DRIVE, HD EXTERNO e outros não autorizados podem estar infectados trazendo sérias complicações para a rede interna, por isso recomenda-se o uso apenas de dispositivos fornecidos e autorizados pela empresa.
É importante verificar a autenticidade dos remetentes e evitar clicar em links ou baixar anexos de e-mail suspeitos, recomenda-se também o uso de criptografia para proteger conteúdo sensível.
Ao trabalhar remotamente alguns cuidados devem ser observados, dentre estes o uso de VPN seguras, antivírus, atualização regalar de softwares e dos sistemas operacionais.